postfix no sistema basico

Alexandre Balistrieri
NetBSD substituiu  Sendmail pelo Postfix no sistema básico.

    http://www.netbsd.org/foundation/reports/2006Q2Q3Q4.html#sendmail
    http://www.netbsd.org/releases/formal-4/NetBSD-4.0.html#removals

Alguém sabe se o projeto openBSD contemplaria isso no futuro?

--
Bali

” De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto “.
(Rui Barbosa)

Re: postfix no sistema basico

ruifilipe.reis
Porque haveria de o fazer?

O sendmail que se encontra no OpenBSD não é o mesmo sendmail que se encontra no NetBSD e muito menos a  própria distribuição oficial do sendmail. Todo o código do sendmail foi devidamente auditado (à semelhança de outros daemons que se encontram no sistema base, e não básico), portanto...

Quem quiser correr Postfix no OpenBSD usa ports ou packages, simples, não?

cheers,
rui

On 9/26/07, Alexandre Balistrieri <[hidden email]> wrote:
[...]

Saulo Bozzi
hum boa resposta...
agora nao sei se a memoria me falha, mas o sendmail vem por padrao
sendo executado no openbsd ou é so no slack mesmo?!
se for, putz.....feio.

abraços, ate.

On Wed 26 Sep 2007, Rui Reis wrote:
> Porque haveria de o fazer?
Minha pergunta é justamente o contrário: por que não o fazer?
Pelo menos agradaria quem gosta do postfix, que se não é maioria, então
desculpe pela sugestão mal vista.

Me corrija se incorro em erro. Théo de Raadt não encabeça os dois projetos? Se
não, pelo menos participou da fundação dos dois. Eu conclui que se o NetBSD
foi por um caminho, o OpenBSD também iria. Santa ingenuidade a minha!

> [...]
> sendmail. Todo o código do sendmail foi devidamente auditado (à semelhança
> de outros daemons que se encontram no sistema base, e não básico),
Apenas traduzi 'base system' para sistema básico e não 'sistema base'
> portanto...
>
> Quem quiser correr Postfix no OpenBSD usa ports ou packages, simples, não?
É que facilitaria com as dependências quando usamos packages ou deixando o hd
livre de arquivos inúteis quando usamos o ports sem fazer as limpezas depois.

> [...]

Minha pergunta é justamente o contrário: por que não o fazer?
Pelo menos agradaria quem gosta do postfix, que se não é maioria, então

yeah, vamos agradar a toda a gente e colocar no sistema básico postfix, exim, qmail, sendmail, e bla bla bla... já agora um frontend gráfico com botões luminosos para configurar cada um deles!1!!!!1 Certamente irá, também, agradar a uma boa parte dos utilizadores, ou não?

--
[...]

http://www.rui.cx

Re: postfix no sistema basico

Rui Miguel Silva Seabra
On Thu, Sep 27, 2007 at 09:18:52AM +0100, Rui Reis wrote:
> [...]
> botões luminosos para configurar cada um deles!1!!!!1 Certamente irá,
> também, agradar a uma boa parte dos utilizadores, ou não?

qmail é software proprietário, e o DeRaadt felizmente nem o quer por perto
do OpenBSD. Aliás a thread DeRaadt vs DJB é famosa :)

Rui

--
Kallisti!
Today is Setting Orange, the 51st day of Bureaucracy in the YOLD 3173
| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

On Thu 27 Sep 2007, Rui Reis wrote:

> [...]
> botões luminosos para configurar cada um deles!1!!!!1 Certamente irá,
> também, agradar a uma boa parte dos utilizadores, ou não?
Com certeza, e não só os utilizadores mas uma parte dos desenvolvedores que
preferem reinventar a roda.

> [...]

> também, agradar a uma boa parte dos utilizadores, ou não?
Com certeza, e não só os utilizadores mas uma parte dos desenvolvedores que
gostam de reinventar a roda.

[...]

Marcio Garcia-2
Em 26/09/07, Saulo Bozzi<[hidden email]> escreveu:
> hum boa resposta...
> agora nao sei se a memoria me falha, mas o sendmail vem por padrao
> sendo executado no openbsd ou é so no slack mesmo?!
> se for, putz.....feio.

Além do código do sendmail ser auditado e diferente do projecto
sendmail, ele vem habilitado somente para localhost.

Marcio Garcia

Re: postfix no sistema basico

Hamilton Vera-2
Alias... DJB vs o resto do mundo :)

Bom, quanto mais enxuto ficar o sistema melhor. Sou usuário do postfix
ha mito tempo, apesar de ser um ótimo MTA, toda hora sai uma feature
nova, correções...etc. Então até em outros sistemas como por exemplo
versoes de Linux eu sempre recomendo " pegue o fonte e compile".
Acredito que quem já lida com BSD já tem esse perfil de conhecer bem
os softwares que rodam, portanto creio que sempre ir na página do
projeto, ler documentacao, changelogs já faz parte do perfil dos
profissionais que lidam com openbsd.

[]´s

On 9/27/07, Rui Miguel Silva Seabra <[hidden email]> wrote:

> [...]
> + No matter how much you do, you never do enough -- unknown
> + Whatever you do will be insignificant,

Hamilton Vera
int Administrator (char Network[],char ComputationalSystems[]);
Seven Internet http://lib.seven.com.br
"Google is my shepherd, no want shall I know"

On Wed 03 Oct 2007, Hamilton Vera wrote:
> Alias... DJB vs o resto do mundo :)
>
> Bom, quanto mais enxuto ficar o sistema melhor. Sou usuário do postfix
> ha mito tempo, apesar de ser um ótimo MTA, toda hora sai uma feature
> nova, correções...etc.
Isso também acontece com o bind, sendmail. dhcp, etc. Entre um release e outro
dos sistemas operacionais *nix livres, esses pacotes podem sofrer várias
atualizações, cabendo ao usuário fazer a atualização manualmente ou com
gerenciador de pacotes quando for crítica, ou esperar a próxima release do
S.O e atualiza-lo.
> Então até em outros sistemas como por exemplo
> versoes de Linux eu sempre recomendo " pegue o fonte e compile".
Faço isso com o postfix há mais de 5 anos :-)