inst. num hd maxtor

Alexandre Balistrieri
Oi Lista,

Passo por um problema muito estranho.

Uma máquina com HD maxtor com o fedora 7 instalado. O fdisk me diz que o hd
tem 120GB.

Faço uma instalação do 4.2 usando o cd42.iso criando várias partições e
buscando os pacotes num FTP. Depois de criar as partições, durante a
formatação ele dá umas mensagens que eu sinceramente nunca reparei.

No final do processo ele diz que foi instalado com exito. Dou 'halt' e 'reset'
na máquina. E aí durante o boot o fedora parece ressurgir como um fenix. A
impressão que dá é que o hd ficou intacto, sem nenhuma mudança.

Repito o processo e durante o particionamento me diz que algumas partições
estão sobrepostas. Elimino todas, recrio uma a uma, reinstalo e o problema
persiste com o fedora renascendo das cinzas.

Será que o maxtor mascara o tamanho do disco e precisa de alguma ferramenta
específica de particionamento?

Alguma luz? :-( Não sei o que fazer!

--
Bali

Re: inst. num hd maxtor

João Salvatti
Olá Alexadre,

Em primeiro lugar o Fedora "ressurge como um fênix" porque o OpenBSD
grava o seu bootloader na PBR (Partition Boot Record) e não na MBR
como fazem a maioria dos sistemas operacionais, para solucionar isso
tens que colocar uma entrada para o OpenBSD no seu menu.list do Fedora
(/boot/grub/menu.lst).

Em segundo lugar com relação ao fdisk do OpenBSD está reclamando de
sobreposição de partições é porque a instalação de OpenBSD em um mesmo
HD que já possua outro S.O não é tão trivial, veja se isso pode te
ajudar:

http://www.openbsd-pa.org/manuals/openbsd_linux.html

Boa Sorte.

2008/1/22 Alexandre Balistrieri <[hidden email]>:

> [...]
> persiste com o fedora renascendo das cinzas.
>
> Será que o maxtor mascara o tamanho do disco e precisa de alguma ferramenta

Joao Salvatti
Undergraduating in Computer Science
Federal University of Para - UFPA
web: http://www.openbsd-pa.org
e-mail: [hidden email]

Re: inst. num hd maxtor

Alexandre Balistrieri
Oi João Salvatti,

O link que passastes começa explicando sobre a convivência de linux e openbsd
num mesmo disco. Não é o que quero. Quero sumir com fedora de vez do hd e não
consigo.

Entrei com um livecd fedora e no fdisk exclui todas as partições usadas pelo
fedora. Meio caminho andado. Durante o boot entrou no shell do grub. Dei boot
com o cd de instalação do OpenBSD novamente, particionei e reinstalei tudo.
No final dei 'halt' e reiniciei a máquina. Voltou no shell do grub!! Bom,
pelo menos agora já sei que existe PBR e MBR. Mas ainda tô no mesmo ponto.
Será que consegui instalar mas preciso sobrepor o MBR com outra coisa?

Obrigado pela ajuda.

On Ter 22 Jan 2008, João Salvatti wrote:

> [...]
> sobreposição de partições é porque a instalação de OpenBSD em um mesmo
> HD que já possua outro S.O não é tão trivial, veja se isso pode te

Bali

Re: inst. num hd maxtor

João Salvatti
Olá Alexandre,

Existe um momento na instalacão do OpenBSD em que ele pergunta se
deseja usar todo o disco para o OpenBSD, você está respondendo sim
nesta questão?

Sds.

> [...]

> pelo menos agora já sei que existe PBR e MBR. Mas ainda tô no mesmo ponto.
> Será que consegui instalar mas preciso sobrepor o MBR com outra coisa?

Fui no default. Acho que é [no].

Será que é isso???

> [...]

> Existe um momento na instalacão do OpenBSD em que ele pergunta se
> deseja usar todo o disco para o OpenBSD, você está respondendo sim

Bali

Re: inst. num hd maxtor

João Salvatti
É isso sim, instala de novo e quando ele te perguntar se deseja usar
todo o HD para o OpenBSD responda que sim, a menos que você queira
colocar outro SO mais tarde.

Sds.

2008/1/23 Alexandre Balistrieri <[hidden email]>:

> Oi,

> [...]

Bruno Silvestre
2008/1/23 João Salvatti <[hidden email]>:
> É isso sim, instala de novo e quando ele te perguntar se deseja usar
> todo o HD para o OpenBSD responda que sim, a menos que você queira
> colocar outro SO mais tarde.

Tenta "fdisk" com "-u" antes, talvez resolva...

$ man fdisk
     -u      Update MBR bootcode, preserving existing MBR partition table.
             The MBR bootcode extends from offset 0x000 to the start of the
             MBR partition table at offset 0x1BE.  It is similar to the -i
             flag, except the existing MBR partition table is preserved.  This
             is useful for writing new MBR bootcode onto an existing drive,
             and is equivalent to the DOS command ``FDISK /MBR''.  Note that
             this option will overwrite the NT disk signature, if present.

Abs
--
bruno