Teste de link com ifstated

MarcioSepp

Tenho um roteador OpenBSD 4.1 com 4 links de acesso a internet conectados a ele e 1 interface interna. O balanceamento do tráfego de saída é feito através do pf + route-to com o round robin.
Com isso, consigo resolver meu problema de balanceamento de tráfego perfeitamente (inclusive indico a solução para quem precisar).

Contudo, esbarro no problema de um ou mais links estarem inoperantes quando envio o tráfego para ele. Por isso preciso encontrar uma forma de testar se o link está operante ou não e encaminhar o tráfego para os links operantes caso um deles caia. Pensei em utilizar um ping para verificar o status do link. Vejam:
ping -I <ip_da_interface_1> -q -c 1 -w 1 <gateway_do_meu_link_1>
ping -I <ip_da_interface_2> -q -c 1 -w 1 <gateway_do_meu_link_2>

Teoricamente o script acima deveria enviar um pacote para o gateway do meu link (segundo hop do tráfego de saída) através da interface a qual o link está conectado.

Este ping poderia ser colocado no ifsated e teoricamente me daria o status da interface.
Infelizmente, por algum motivo que eu desconheço, o ping acima não funciona como o esperado. Fiz um teste rodando o ping abaixo:
ping -I <ip_da_interface_4>  <gateway_do_meu_link_4>

e desconectei o cabo de rede da interface_4 enquanto o ping estava rodando e o mesmo continuou a enviar e receber pacotes sem apresentar perdas. Isso me faz crer que o ping estava saindo por outra rota, que não envolvia a interface_4. Então porque o parametro -I não funcionou corretamente?

Alguém conhece alguma forma de testar a disponibilidade de um link?

--
Att.
Márcio

RES: Teste de link com ifstated

Luciano M. Mercucci

Marcio, conseguiu fazer o balanceamento dos link de entrada? Por exemplo se quiser colocar um a porta 80 do link 1 apontando para o servidor1 e do link2 pro servdor2 ? Fiz mais não funciona perfeito, as vezes ele entra por um link e sai por outro, e ai se perde.

RES: Teste de link com ifstated

MarcioSepp

O meu balanceamento é de saída, mas mesmo assim também enfrento o mesmo problema. Porém no meu caso não interfere na operação da minha rede.

Tente usar o keep state para a conexão. Tbm, acredito que vc já deva ter seguido as orientações do manual, mas de qqr forma segue o link:

--
Att.
Márcio

[...]

Outra coisa...

[...]