Questao PF

Saulo Bozzi
bem, quero saber se é traquilo usar o pf para fazer o seguinte:
dois links de 800/400, quer dizer 400 de up.
e de alguma forma as requisicoes que chegarem neles dois sairem tanto em um quanto em outro.
para nao sobrecarregar apenas um.
seria um tipico balanceamento de carga, creio eu.
material para implementa-lo? alem da faq do pf. tem pouca coisa ne?
abracos a todos.
ate

RES: Questao PF

MarcioSepp

Saulo,

Acabei de fazer algo semelhante a isso esta semana. Então pra mim está fresco na memória.

Eis o passo-a-passo que vc pode seguir para fazer isso funcionar:
- Configure o firewall conforme abaixo:

(provavelmente vc não precisará mexer com rotas de saída ou coisa assim. Então só faça o que tah no arquivo acima e ajuste talvez alguma outra coisa que vc for precisar com o tempo, tais como alguma liberação especial, etc)

- Se for utilizar o squid tbm no roteador, faça conforme abaixo (parte do squid):

Veja no histórico da lista que esta semana mesmo debatemos isso.

--
Att.
Márcio A. Sepp

Re: RES: Questao PF

Marcus V Morais
Bom dia Pessoal,

Algum dos senhores podem me indicar um livro que trate
com ênfase nesses quesitos de load balance? pode ser em
BSD|Linux. Me interesso muito sobre o assunto, vejo muitos
How-Tos sobre, mas queria ter um pouco do teórico seguido
da pratica.

Se conhecerem livros com este foco me falem!

abrços

Márcio A. Sepp escreveu:

> [...]
> http://lie-br.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/2007-July/044395.html
>
> Veja no histórico da lista que esta semana mesmo debatemos isso.

LPIC-1 -- Linux Certified
http://bi0os.blogspot.com
"I like when the my box said:
All ports Are filtred :)"

Re: RES: Questao PF

Ari Constancio-3
2009/5/28 Márcio A. Sepp <[hidden email]>:
> [...]
> http://lie-br.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/2007-July/044395.html
>
> Veja no histórico da lista que esta semana mesmo debatemos isso.

Márcio,

Não deve ter reparado que sugeri uma alteração precisamente no
squid.conf . Chegou a implementá-la?

Ari Constâncio

RES: RES: Questao PF

MarcioSepp

No meu caso não foi necessário Ari,

O que fiz foi o seguinte:
- Desabilitei o mpath (antes eu estava utilizando ele ativado).
- Deixei apenas 1 rota de saída;
- Mexi um pouco na órdem do squid;

Alguém da lista havia falado que devia funcionar assim, então eu re-fiz e
funcionou. Provavelmente era um erro meu em algum local do firewall e/ou do
squid.

Obrigado Ari e demais colegas da lista.

--
Att.
Márcio A. Sepp

> [...]

Márcio,

Não deve ter reparado que sugeri uma alteração precisamente no squid.conf .

Re: RES: RES: Questao PF

Saulo Bozzi
A questao em que me encontro é a seguinte:
sao dois links com a internet de ip dinamico via dhcp.
a cliente quer mais agilidade no upload para acesso a um servidor de banco de dados.
juntar esses dois links é possivel fazer a entrada por uma ethernet que vai ter o ip divulgado no dyndns e o outro vai ser mais usado para wifi e queria fazer ele fazer a volta da requisicao ao banco por ele para melhor o up usar dos dois links entrar por um link e sair por outro se estiver vago. tranquilo isso?

forte abracos..ate.