Problema na instalação (3.8)

Ari Constancio-3
Olá a todos,

Tenho tido o seguinte problema em casa: ao reinstalar uma máquina com
OpenBSD 3.8 por FTP, apenas o kernel (bsd) é transferido na
totalidade, independentemente do mirror que escolha. Não consigo assim
avançar na instalação :(.

Curiosamente, no emprego não tenho esse problema (estou a fazer uma
instalação agora mesmo).

Alguma ideia do que possa ser?

Ari Constâncio

Re: Problema na instalação (3.8)

Joao Barros
Assim de repente FTP dar num lado e nao dar noutro é problema de NAT.
Tens router em casa?

Sanity check: estás a usar o mesmo servidor de origem?

On 3/31/06, Ari Constâncio <[hidden email]> wrote:

> [...]
> avançar na instalação :(.
>
> Curiosamente, no emprego não tenho esse problema (estou a fazer uma

Joao Barros

On 3/31/06, Joao Barros <[hidden email]> wrote:
> Assim de repente FTP dar num lado e nao dar noutro é problema de NAT.
> Tens router em casa?

Acho estranho. A cópia do 'bsd' é feita e esta máquina está ligada a
um router com outras, que têm todas acesso ao exterior.

> Sanity check: estás a usar o mesmo servidor de origem?

Testei vários e o resultado foi sempre o mesmo.
De qualquer modo, obrigado :).

> [...]

> Acho estranho. A cópia do 'bsd' é feita e esta máquina está ligada a
> um router com outras, que têm todas acesso ao exterior.

A questão é que nem todos os routers fazem NAT da mesma forma,
especificamente FTP
Atrás de um Cisco no trabalho consigo fazer coisas que nao faço em
casa atrás de PF

> Testei vários e o resultado foi sempre o mesmo.
> De qualquer modo, obrigado :).
>
> Ari Constâncio

Joao Barros

Re: Problema na instalação (3.8)

Ari Constancio-3
Obrigado pelas respostas!
O que me espanta é conseguir transferir o 'bsd'.

> [...]
> especificamente FTP
> Atrás de um Cisco no trabalho consigo fazer coisas que nao faço em

Rui Reis
> [...]

> avançar na instalação :(.
>
> Curiosamente, no emprego não tenho esse problema (estou a fazer uma

Hey :)
Um pergunta... como é que está a proceder para fazer essa instalação?
apartir do cd? bsd.rd? ou seja, como é que está a arrancar com essa
instalação?

Eu acho que está a usar o bsd.rd errado... mas é só um palpite...

Cumprimentos,
Rui Reis

> Alguma ideia do que possa ser?
>
> Ari Constâncio

Re: Problema na instalação (3.8)

Ari Constancio-3
Olá Rui :)

Estou a instalar a partir de "floppy" ;) (aliás, tenho duas e o
resultado é o mesmo).
Já agora, gostaria de saber como fazer para mudar de mirror sem
cancelar a instalação (dado que cancelo a transferência por FTP e fico
com a shell).

Ari Constâncio

On 3/31/06, Rui Reis <[hidden email]> wrote:

> [...]
> instalação?
>
> Eu acho que está a usar o bsd.rd errado... mas é só um palpite...

On Fri, 31 Mar 2006 14:40:28 +0100
"Ari Constâncio" <[hidden email]> wrote:

> Olá Rui :)
>
> Estou a instalar a partir de "floppy" ;) (aliás, tenho duas e o
> resultado é o mesmo).

ok, é assim, se sacou o bsd.rd do 3.8 release tem de escolher esses
sets na instalação, se não for o caso terá de escolher os sets
correspondentes a esse bsd.rd.

Se já tem o openbsd instalado, a maneira mais fácil é fazer o download
do bsd.rd, colocá-lo em / e no prompt de boot escrever "bsd.rd". Em
seguida escolhe a opção install...

Ou seja, se tirou o bsd.rd daqui:
ftp://ftp.openbsd.org/pub/OpenBSD/3.8/i386/ terá de usar esses mesmos
sets... se tirou o bsd.rd daqui:
ftp://ftp.openbsd.org/pub/OpenBSD/snapshots/i386/ terá de usar esses
mesmos sets... o que não pode acontecer é por exemplo ter um bsd.rd do
3.7 e estar a tentar instalar a -current.

> Já agora, gostaria de saber como fazer para mudar de mirror sem
> cancelar a instalação (dado que cancelo a transferência por FTP e fico
> com a shell).

escreve "install" na shell... e volta à instalação.

Espero que ajude.
Cumprimentos,
Rui Reis

> Ari Constâncio

Re: Problema na instalação (3.8)

Ari Constancio-3
Pensava que por "floppy" era simples :-|. Escolho apenas os sets do
3.8, após ligação ao mirror.