Placa de rede sem fio USB

Senjogahara-2
Olá, como faço para configurar a minha placa de rede sem fio USB, no
OpenBSD?
Pergunto, pois o sistema reconheceu a placa corretamente, informando o
modelo e etc. Mas como faço para o OpenBSD o reconhecer como dispositivo
de rede? Trata-se de um modelo com chip RTL8187b.

Obrigado!

--
Senjogahara

Re: Placa de rede sem fio USB

Ari Constancio-3
2010/11/1 Senjogahara <[hidden email]>:
> [...]
> modelo e etc. Mas como faço para o OpenBSD o reconhecer como dispositivo de
> rede? Trata-se de um modelo com chip RTL8187b.

Olá,

O driver para esse chip é urtw(4).
Decerto deve ter encontrado uma linha do tipo "urtw* at uhub? port ?"
no arranque.

Veja a man page para detalhes:

http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi?query=urtw&apropos=0&sektion=0&manpath=OpenBSD+4.7&arch=i386&format=html

Cumprimentos,
Ari Constâncio

Re: Placa de rede sem fio USB

Senjogahara-2
Ari Constancio wrote:

> Olá,
>
> O driver para esse chip é urtw(4).
> Decerto deve ter encontrado uma linha do tipo "urtw* at uhub? port ?"
> [...]
Mas quando eu insiro a placa na USB eu recebo esta informação, que por
sinal é o mesmo que consta na inicialização.

"ugen0 at uhub1 port 1 "Realtek RTL8187B" rev 2.00/2.00 addr 2"

No caso esse ugen0, não seria o driver?

> [...]

> é o mesmo que consta na inicialização.
>
> "ugen0 at uhub1 port 1 "Realtek RTL8187B" rev 2.00/2.00 addr 2"

Penso que não, está apenas a detectar um dispositivo USB. Precisa
mesmo da linha urtw* ....

Veja na man page se o modelo específico, que não referiu, faz parte da
lista de dispositivos:

           Alfa AWUS036H
           ASUS P5B Deluxe
           Belkin F5D7050E
           Linksys WUSB54GC v2
           Netgear WG111v2
           Netgear WG111v3
           Shuttle XPC Accessory PN20
           Sitecom WL-168 v1
           Sitecom WL-168 v4
           Surecom EP-9001-g rev 2A
           TRENDnet TEW-424UB V3.xR

Cumprimentos,
Ari Constâncio

Re: Placa de rede sem fio USB

Senjogahara-2
Ari Constancio wrote:

> Penso que não, está apenas a detectar um dispositivo USB. Precisa
> mesmo da linha urtw* ....
>
> Veja na man page se o modelo específico, que não referiu, faz parte da
> [...]
Constatei que o meu sistema não tem o urtw, pois a versão do OpenBSD que
uso é a versão para a plataforma macppc e fui avisado na lista desta
plataforma que ele tinha deixado de ter esse driver. Achei isso
estranho, mas me parece que tenho de recompilar o kernel com um diff,
pior que eu nunca fiz isso em um BSD. Vou ver se a documentação dele
contém alguma informação de como proceder.

Obrigado pela atenção!

--
Senjogahara

Re: Placa de rede sem fio USB

Rodolfo Gouveia
Senjogahara wrote:
[snip]
> [...]
> pior que eu nunca fiz isso em um BSD. Vou ver se a documentação dele
> contém alguma informação de como proceder.

Veja isto: http://www.openbsd.org/faq/pt/faq5.html#BldKernel

happy building,
--rodolfo

Re: Placa de rede sem fio USB

Senjogahara-2
Rodolfo Gouveia wrote:

> Senjogahara wrote:
> [snip]

> Veja isto: http://www.openbsd.org/faq/pt/faq5.html#BldKernel
>
> happy building,
> --rodolfo

Eu fiz todo o procedimento, inclusive adicionei esta linha no arquivo
GENERIC:
"urtw*  at uhub?                # RealTek 8187"

Mas ao executar o comando "config GENERIC", surge esta mensagem de erro:
"Don't forget to run "make depend""

Agora eu não sei mais o que fazer aqui, pois segui todos os
procedimentos descrito na documantação, a única coisa que fiz diferente,
foi adicionar a linha correspondente a o dispositivo "urtw". Curioso o
fato de aver um "rtw" do chip RealTek 8180 se me lembro bem.

Enfim, já não sei o que se passa.

--
Senjogahara

Re: Placa de rede sem fio USB

Ari Constancio-3
2010/11/5 Senjogahara <[hidden email]>:

> [...]
> linha correspondente a o dispositivo "urtw". Curioso o fato de aver um "rtw"

Tem a certeza de que há urtw(4) para macppc?

Veja a página de suporte de hardware:
http://www.openbsd.org/macppc.html . Não há qualquer referência a
urtw(4).

Ari Constâncio

Re: Placa de rede sem fio USB

Rodolfo Gouveia
On Fri, Nov 05, 2010 at 10:25:34AM -0200, Senjogahara wrote:
> [...]
> esta linha no arquivo GENERIC:
> "urtw*  at uhub?                # RealTek 8187"
>
> Mas ao executar o comando "config GENERIC",

Isso nao e' um erro.
No link que enviei esse comando esta' incluido.

> [...]
> foi adicionar a linha correspondente a o
> dispositivo "urtw". Curioso o fato de aver um
> "rtw" do chip RealTek 8180 se me lembro bem.

rtw sera' para o bus PCI enquanto que o urtw e'
para o USB.

--rodolfo

Re: Placa de rede sem fio USB

Rodolfo Gouveia
On Fri, Nov 05, 2010 at 01:45:43PM +0000, Ari Constancio wrote:
> Tem a certeza de que há urtw(4) para macppc?
>
> Veja a página de suporte de hardware:
> http://www.openbsd.org/macppc.html . Não há qualquer referência a
> urtw(4).

Ola' Ari, tb pensei o mesmo mas reparei numa msg
anterior q o autor referiu que tinha escrito tb para
a mailing list de powerpc onde o Mark Kettenis o
indicou para adicionar a linha do urtw.

cumprimentos,
--rodolfo

Re: Placa de rede sem fio USB

Senjogahara-2
Rodolfo Gouveia wrote:
> Ola' Ari, tb pensei o mesmo mas reparei numa msg
> anterior q o autor referiu que tinha escrito tb para
> a mailing list de powerpc onde o Mark Kettenis o
> indicou para adicionar a linha do urtw.

Exatamente, eu fiz isso porque o Mark disse para eu fazer e outros lá
também reforçaram essa idéia. Agora fico a estranhar, pelo fato do
OpenBSD para macppc não vir com suporte a este chipset e nem ter a opção
de como habilita-lo e mesmo se tiver, sabe-se lá como eu teria de
proceder. Eu até instalei o recém lançado 4.8 e mesmo assim nada.

--
Senjogahara

Re: Placa de rede sem fio USB

Senjogahara-2
Consegui resolver o problema, eu tinha feito tudo certo e realmente o
kernel para macppc possuir o driver do dispositivo.

Obrigado a todos por terem me ajudado!

--
Senjogahara

urtw0 no link...

Senjogahara-2
Agora como faço para acessar a rede sem a necessidade de senha? Porque
executo o comando "dhclient urtw0", mas ele me retorna um "no link....
sleeping". Apesar de eu ter procurado na internet, todas as soluções me
parace que tinha aver com a utilização de um usuário e senha, mas na
rede aqui em casa não precsamos disso, era para assim que eu der o
"dhclient urtw0" entrar on-line.

Alguém pode me ajudar nesta questão? Obrigado!

--
Senjogahara

Re: urtw0 no link...

Rodolfo Gouveia
On 11/05/2010 07:12 PM, Senjogahara wrote:
> [...]
> "dhclient urtw0" entrar on-line.
>
> Alguém pode me ajudar nesta questão? Obrigado!

Precisas de especificar qual a rede wireless que queres ligar.
Mais info na man page do ifconfig, tem uma parte dedicada so ao wifi.

cumprimentos,
--rodolfo