OpenBSD pra leigos

Alexandre Balistrieri
Ois

Tenho uma máquina que fornecerá acesso internet por duas interfaces de rede a
uma pequena empresa. Fornecerá também SMB e proxy web com filtro de conteúdo.
Minha preferência é colocar o openbsd.

O futuro usuário me perguntou o seguinte: 'Queima meu switch e preciso com
urgência acessar um arquivo dentro da máquina...'

Como ele conhece apenas o mundo Windows pensei em quais seriam as opções
amigáveis que ele teria espetando um pendrive ou querendo gravar um CD,
estando logado como usuario comum num ambiente gráfico KDE por exemplo.

Linux seria melhor pra ele ou o OpenBSD resolveria de maneira amigável?  :-S

Preferiria que ele não acessasse a máquina diretamente mas ele não possui um
esquema de contigência.

--
[]s
Bali

Re: OpenBSD pra leigos

Luiz Gustavo-2
Olá Bali !

Nada impede de você usar uma interface gráfica no openbsd, no ports do openbsd existe uma infinidade de ferramentas gráficas para tal fim.

Apesar de não ser aconselhavel fazer isso, mas em ambientes que não existem possibilidade para isto você pode sim, levantar um kde por exemplo e disponibilizar o "konqueror" para ele ler os arquivos e "arrastar" os mesmos para um pendrive.

[]'s

Luiz Gustavo - BSD/Linux User
<=======\
<=======|=== www.luizgustavo.pro.br ===
<=======/
ICQ: 2890831 / MSN: [hidden email]

> [...]
>
> Linux seria melhor pra ele ou o OpenBSD resolveria de
> maneira amigável?  :-S
>
> Preferiria que ele não acessasse a máquina diretamente

Re: OpenBSD pra leigos

Alexandre Balistrieri
E quando o usuario espetar uma pendrive na máquina o kde 'percebe' isso e já
monta a pendrive pra ele??

--
[]s
Bali

Em Thursday 02 October 2008 16:32:03 Luiz Gustavo escreveu:

> [...]
> possibilidade para isto você pode sim, levantar um kde por exemplo e
> disponibilizar o "konqueror" para ele ler os arquivos e "arrastar" os

Re: OpenBSD pra leigos

ruifilipe.reis
Tens o Gnome e KDE no OpenBSD, fáceis instalar via ports.
O suporte USB também se encontra bastante desenvolvido, pens/discos
USB, gravações de CDs, whatever é bastante simples... ainda mais
simples é a instalação de Samba, Squid e afins. Além da habitual FAQ
este link concerteza que ajuda: http://kernel-panic.it

cheers,
rui

On 10/2/08, Alexandre Balistrieri <[hidden email]> wrote:

> [...]
>
> Preferiria que ele não acessasse a máquina diretamente mas ele não possui um

Re: OpenBSD pra leigos

Ari Constancio-3
2008/10/2 Alexandre Balistrieri <[hidden email]>:

> [...]
>
> Preferiria que ele não acessasse a máquina diretamente mas ele não possui um

Olá,

Se bem compreendi, essa máquina vai actuar como gateway, estando
directamente exposta à Internet.
É, por isso, aconselhável não correr *qualquer* serviço nela
(independentemente do SO).

Procure dividir o problema (serviços), se possível, por várias máquinas.

Cumprimentos,
Ari Constâncio

Re: OpenBSD pra leigos

ruifilipe.reis
Não faço ideia visto que não uso KDE, ou Gnome, há bastante tempo...
mas é muito provável que eles já façam isso. No entanto nunca é tarde
para o utilizador em causa aprender a mount(ar).

Se o utilizador não gostar de mount(ar) e isso ainda não for suportado
no OpenBSD... bastará criar um script que o faça automaticamente e
associar a execução desse script a um icone no ambiente de trabalho.

> [...]

On 10/2/08, Alexandre Balistrieri <[hidden email]> wrote:

> E quando o usuario espetar uma pendrive na máquina o kde 'percebe' isso e já

Re: OpenBSD pra leigos

Rodolfo Gouveia
On 10/2/08, Alexandre Balistrieri <[hidden email]> wrote:
> E quando o usuario espetar uma pendrive na máquina o kde 'percebe' isso e
> já
> monta a pendrive pra ele??

Por defeito não. Mas podes usar o hotplugd(8) que vem com o sistema.
Além da man page, dá uma olhadela aqui:

    Developer blog - beck@: OpenBSD as a desktop - Hotplugd and iPods
    http://undeadly.org/cgi?action=article&sid=20061114191150

Re: OpenBSD pra leigos

Alexandre Balistrieri
Em Thursday 02 October 2008 17:04:46 Ari Constancio escreveu:

> [...]
> (independentemente do SO).
>
> Procure dividir o problema (serviços), se possível, por várias máquinas.

Sim, atuará como gateway. Mas não tenho como dividir os serviços. è um pequeno
escritório com todas as outras máquinas (6) com Windows XP. Foi um parto
acertar que deveriam comprar uma máquina que ficaria inutilizável para o
usuário comum.
A não ser que eu pegue uma máquina velha com duas placas de rede pra fazer
esse gateway :-S Vou ver essa possibilidade. Se a máquina que será apenas um
gateway com pf não precisar ser nada pomposa essa solução seria melhor
mesmo :-)

Obrigado pela ajuda, mas por enquanto meu foco é essa máquina que rodará tudo
e atuando como gateway.

[]s
Bali

Re: OpenBSD pra leigos

Rodrigo Rocha-3
Alexandre,

Durante algum tempo usei uma máquina Pentium I 150 com 128M de RAM para servir de Gateway para uma pequena rede com 40 máquinas e sem problema algum, além do PF rodava o squid e depois o dansguardian. Como você pode ver não precisa de uma máquina boa para iso, ainda mais se a rede for pequena, acredito qur possa compra uma dessas por uns R$ 300,00 e fazer de gw e esta máquina que vc já tem hoje fazer de file server com samba e torná-la um PDC.

2008/10/3 Alexandre Balistrieri <[hidden email]>

> [...]

mesmo :-)

Obrigado pela ajuda, mas por enquanto meu foco é essa máquina que rodará tudo

Rodrigo Maués Rocha
Manaus - Am - Brasil

Re: OpenBSD pra leigos

Ari Constancio-3
> [...]
> gateway com pf não precisar ser nada pomposa essa solução seria melhor

Máquinas obsoletas a todos os níveis servem como firewalls impecáveis,
mais ainda porque o pf sofreu recente melhorias consideráveis no
débito -- convém por isso usar o OpenBSD mais recente possível.

Ari Constâncio