OpenBSD em HPPA e NAGIOS.

Tiago Pereira-3
Boa tarde.

     Sou novo nesta lista, assim como no BSD.

     Estou a aproveitar uma máquina que estava há algum tempo parada
para instalar um sistema de monitorização. Trata-se de um HP Visualize
C3600, com arquitectura HPPA.
     Pelo pequeno estudo que fiz, o Nagios seria a melhor ferramenta
para esta situação, mas aceito outras sugestões.

     O problema é que, após instalar o OpenBSD 5.1,  reparei que não
está disponível nos FTP o pacote para o Nagios. Ou seja, através do
pkg_add não é possível instalar, no entanto existem os pacotes para os
plugins e outros.
      Tentei instalar os pacotes de plugins do Nagios para ver o
resultado e o gestor de pacotes avisa que não encontra o pacote
"nagios-3.3.1p2.tgz" necessário para uma dependência. Já procurei no
"google", no entanto não encontro esta versão para HPPA.

     Posso instalar o Nagios pelo "tar" directamente do site destes, mas
como desafio, principalmente sendo esta a minha primeira experiência a
sério com o OpenBSD, gostaria mesmo de conseguir instalar tudo a partir
dos pacotes "oficiais".

     Não sei se alguém me pode ajudar com o problema do pacote do Nagios.

Obrigado e cumprimentos,
Tiago Pereira.

Re: OpenBSD em HPPA e NAGIOS.

Leonardo Andrade-5
Dê uma olhada no Shinken, parece um ótimo projeto e é compatível com o Nagios.

http://www.shinken-monitoring.org/

2012/7/26 Tiago Pereira <[hidden email]>:

> [...]
> "oficiais".
>

>     Não sei se alguém me pode ajudar com o problema do pacote do Nagios.

Re: OpenBSD em HPPA e NAGIOS.

Rodolfo Gouveia
On Thu, Jul 26, 2012 at 01:15:33PM +0100, Tiago Pereira wrote:

> [...]
> não está disponível nos FTP o pacote para o Nagios. Ou seja,
> através do pkg_add não é possível instalar, no entanto existem

nao sei qual e' o estado desses pacotes para hppa, ate podem
serem suportados e nao terem sido compilados.
faz download da ports tree e tenta compilar o nagios:
 http://www.openbsd.org/faq/faq15.html#Ports
boa sorte :-)

Re: OpenBSD em HPPA e NAGIOS.

Tiago Pereira-4

On 26-07-2012 19:41, Rodolfo Gouveia wrote:

> [...]
> serem suportados e nao terem sido compilados.
> faz download da ports tree e tenta compilar o nagios:

Bom dia.

     Não tinha considerado isso uma vez que ao ler as "faq" há algum
tempo tinha ficado com a ideia que não era muito aconselhável, no
entanto se pessoas com mais experiência me aconselham, irei fazer isso
mesmo.

Obrigado pela sugestão e pelos votos.

Cumprimentos,
Tiago Pereira.