[OpenBSD-PT] Load Balancing

flaviobarros.gyn
Senhores tenho 02 links de saída para Internet e gostaria que quando um link caísse
o tráfego fosse todo redirecionado para o outro link.

A idéia do Load Balancing é fazer esse tipo de rediricionamento ?

Estou tentando fazer com a seguinte regra do pf:

# cat mygate
200.213.236.1 (O DEFAULT GATEWAY) É DO LINK2

if_ter="fxp2" (INTERFACE DO LINK1)
if_sat="xl0"  (INTERFACE DO LINK2)
if_lan="fxp0"  (INTERFACE DA REDE INTERNA)

net_pmm="172.0.0.0/8" (REDE INTERNA)

gw_ter="200.242.41.129" (GATEWAT DO LINK1)
gw_sat="200.213.236.1"   (GATEWAT DO LINK2)

pass in on $if_lan route-to { ($if_ter $gw_ter), ($if_sat $gw_sat) } round-robin
from $net_pmm to any keep state

No entanto ao simular a queda do link2 retirando o cade de rede da xl0 o link1 não
assume o tráfego, ou seja, o tráfego para por completo.
O que estou fazendo de errado ?

Desde já agradeço,

Re: [OpenBSD-PT] Load Balancing

Manuel Pata
Mas afinal quer usar o novo link no caso do outro falhar, ou quer fazer
load balancing?

De qualquer maneira vale a pena dar uma olhada no trunk...
<http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi?query=trunk&apropos=0&sektion=0&manpath=OpenBSD+Current&arch=i386&format=html>

Fl?vio Barros wrote:

> [...]
>

> No entanto ao simular a queda do link2 retirando o cade de rede da xl0 o link1 n?o
> assume o tr?fego, ou seja, o tr?fego para por completo.

Manuel Pata
pata (ate) alface (dote) de

Re: [OpenBSD-PT] Load Balancing

flaviobarros.gyn
QUero usar o link novo no caso outro parar.
Desculpa mas isso nãoseria load balance ?

Abraços,

> [...]
> load balancing?
>
> De qualquer maneira vale a pena dar uma olhada no trunk...

Rui Reis
On Sat, 5 Nov 2005 13:18:08 -0200 (BRST)
Flávio Barros <[hidden email]> wrote:

> QUero usar o link novo no caso outro parar.
> Desculpa mas isso nãoseria load balance ?

não.
o que queres é isto: http://openbsd.org/faq/faq6.html#CARP

Cumprimentos,
Rui Reis

> Abraços,

Re: [OpenBSD-PT] Load Balancing

Manuel Pata
S? depois de enviar o email ? que vi que trunk n?o era a solu??o pois
tens ai dois links diferentes.
Como o Rui j? disse, precisas de carp. Se o default route for diferente
acho que tamb?m vais precisar do ifstated.

Fl?vio Barros wrote:

> QUero usar o link novo no caso outro parar.
> Desculpa mas isso n?oseria load balance ?
>
> Abra?os,

Manuel Pata
pata (ate) alface (dote) de

Re: [OpenBSD-PT] Load Balancing

flaviobarros.gyn
Carp é que quando que vários servidores, no mesmo barramento de rede, respondam por
um mesmo IP. Com isso se pode ter uma redundância de serviços.
Pelo que li o truck seria o mais indicado, pelo menos até agora.

Qual a finalidade do route-to ? Seria forçar o roteamento de pacotes vindo de uma
determinada interface de rede para outra interface de rede ?

Abraços,