OpenBSD 4.2, iBook e Atheros.

Cabral
Bom dia.

Gostaria de saber se os drivers uath funcionam no macppc.

Meu adaptador é esse,
D-Link DWL-G132 / AR5005UG

E alguem já instalou o OpenBSD junto com o OS X ? Eu consigo instalar, já instalei uma vez em um desktop i386. Mas no iBook não consigo colocar um bootloader, como faço ?

Obrigado.

Re: OpenBSD 4.2, iBook e Atheros.

Rodolfo Gouveia
On Sun, Feb 17, 2008 at 07:21:39AM -0300, Cabral wrote:
> Meu adaptador é esse,
>
> D-Link DWL-G132 / AR5005UG

Segundo a man page do driver uath, deveria funcionar.

> E alguem já instalou o OpenBSD junto com o OS X ? Eu consigo instalar, já
> instalei uma vez em um desktop i386. Mas no iBook não consigo colocar um
> bootloader, como faço ?

Se bem me lembro primeiro tens de ter uma particao livre alem da ja utilizada
pelo o OS X. Depois existe um ficheiro que e' colocado na particao do OS X que
ira' fazer com que o OpenBSD possa bootar.
Aconselho-te a ler o documento INSTALL que podes encontrar junto com os
ficheiros de instalacao para macppc.

Rodolfo Gouveia

Re: OpenBSD 4.2, iBook e Atheros.

Cabral
O problema do INSTALL é que esta em inglês. Se alguem puder me ajudar.

Re: OpenBSD 4.2, iBook e Atheros.

Cabral
> Meu adaptador é esse,
>
> D-Link DWL-G132 / AR5005UG

> Segundo a man page do driver uath, deveria funcionar.

Não entendi. Funciona, ou não funciona ?

Re: OpenBSD 4.2, iBook e Atheros.

Cabral
Consegui.

Vou colar aqui o que mandei para outra lista.

Eu instalei o OpenBSD em um ibook G4  para usar  wifi,  quando espeto  o meu adaptador  um d-link DWL-G132 ele aparece no dmesg, mas fica apagado.
dmesg:

ugen0: Atheros Communications Inc USB WLAN Device, rev 2.00/0.01 addr 2

Eu fui ao site do OpenBSD e instalei o firmware, conforme diz la ao plugar o dispositivo seria reconhecido, mas aqui nao aconteceu nada, continua apagado e nao mostra nada no ifconfig.

http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi?query=uath&sektion=4&arch=&apropos=0&manpath=OpenBSD+Current

Alguma solucao ?

Obrigado.

Re: OpenBSD 4.2, iBook e Atheros.

Cabral
Update: Quando pluguei o adaptador pelo console apareceu isso:

ugen0 at uhub0 port 2
ugen0: Atheros Communications Inc USB WLAN Device, rev 2.00/0.01 addr 2

Re: OpenBSD 4.2, iBook e Atheros.

Rodolfo Gouveia

Olhando para a página www.openbsd.org/macppc.html o driver uath não está
listado. Logo presumo que não funcione no teu iBook.
Desculpa pela a informação errada que te dei anteriormente.

Rodolfo Gouveia

Re: OpenBSD 4.2, iBook e Atheros.

Cabral
Eu quase não instalei, mas tinha achado isso.

Fixes for rum(4), ral(4) and uath(4) to help them work on macppc.

http://www.openbsd.org/plus41.html

On Thu, Feb 21, 2008 at 03:11:19PM -0300, Cabral wrote:
> Eu quase não instalei, mas tinha achado isso.
>
> Fixes for rum(4)<http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi?query=rum&sektion=4&format=html>,
> ral(4)<http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi?query=ral&sektion=4&format=html>and
> *uath*(4)<http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi?query=uath&sektion=4&format=html>to
> help them work on
> *macppc*.
>
> http://www.openbsd.org/plus41.html

Hmm ... Bem vendo a man page do uath, mas relativo a macppc ele aparece la'.
Mas não tenho acesso a nenhum mac com open.
Se ja' tens instalado no teu, um simples "man uath" deveria aparecer a mesma.

Rodolfo Gouveia