Migração de SO

Pedro Ribeiro-3
Olá a todos,

Sou utilizador assíduo de linux a sensivelmente 3 anos.Tenho o objectivo de configurar uma maquina, (ja bastante antiga), para correr o apache, (de modo a que apresente apenas uma pagina estatica), ssh, e svn. Como gostaria de ter um sistema com o máximo acréscimo de segurança optei por migrar para o openbsd por razoes óbvias. No entanto, este sistema operativo, apresenta algumas diferenças relativamente ao sistema operativo que utilizava (centos server). A configuração da firewall e diferente da que estou habituado (iptables), e estou com alguns problemas na sua configuração. Caso alguém tenha disponibilidade para me ajudar na sua configuração ficaria muito grato. Como a maquina ja e antiga, terei que ter restrições adicionais para que consiga aguentar com a carga, e restrinja alguns acessos.

Obrigado

Cumprimentos,
Ribeiro

RES: Migração de SO

Luciano M. Mercucci

Ribeiro o FAQ no site www.openbsd.org sobre PF é bem completo, e tem alguns exemplos, acho que seria um bom começo.

Luciano

Re: Migração de SO

Rodolfo Gouveia
On Sat, Jan 12, 2008 at 01:03:41AM +0000, Pedro Ribeiro wrote:

> [...]
> grato. Como a maquina ja e antiga, terei que ter restrições adicionais para
> que consiga aguentar com a carga, e restrinja alguns acessos.

Sem dúvida a FAQ é um bom ponto de partida. Ficam aqui alguns links:

- PF http://www.openbsd.org/faq/pf/index.html
- Apache chroot(2) http://www.openbsd.org/faq/faq10.html#httpdchroot
- Networking http://www.openbsd.org/faq/faq6.html
- Migrating to OpenBSD http://www.openbsd.org/faq/faq9.html

Dá uma olhadela também às manpages que têm informação essencial bem como
exemplos de configurações. Podes começar pela afterboot(8).

Rodolfo Gouveia

Re: Migração de SO

Pedro Almeida

Viva,

Para alem de todas as indicações que os outros já deram, acrescento
que nao deves dispensar a leitura da manpage pf.conf(5).
Esta é, com toda a certeza, a fonte de informação mais consistente com
a versão de OpenBSD que estejas a usar.

De uma maneira geral, a FAQ, reflete ideias respeitantes à versão
"current". O PF Users Guide e companhia são "fotografias" do pf da
altura em que foram escritos.

Pedro Almeida