Combinando NIC interfaces

Bruno Henrique de Oliveira
Srs,

Tenho a necessidade de fazer com que o OpenBSD combine minhas três placas de rede reais em uma virtual, sendo assim, quando executar o ifconfig irá aparecer vr0, vr1 e vr2, placas de rede reais e uma adicional chamada eth0, placa virtual.

Sei que no FreeBSD isso e possível utilizando o netgraph, já no OpenBSD desconheço qual ferramenta pode me ajudar nessa tarefa.

Att Bruno Oliveira.

Re: Combinando NIC interfaces

Eduardo Alvarenga
Em 27/02/07, Bruno Henrique de Oliveira<[hidden email]> escreveu:
> [...]
>
> Sei que no FreeBSD isso e possível utilizando o netgraph, já no OpenBSD desconheço qual ferramenta pode me ajudar nessa tarefa.

# ifconfig trunk0 trunkproto loadbalance trunkport vr0 trunkport vr1
trunkport vr2 192.168.0.1 255.255.255.0

Feito!

Grande abraço,

--
Eduardo Alvarenga

Re: Combinando NIC interfaces

Bruno Henrique de Oliveira
Srs,

O comando fornecido pelo Eduardo funciona, porém percebi que apartir da criação, no caso, da interface trunk0 o acesso via SSH fica desabilitado para o IP externo válido. Realmente o acesso via SSH e perdido ou tenho que colocar alguma configuração no firewall por exemplo para liberar esse acesso.

Para que essa linha de configuração seja configurada na inicialização tenho que coloca-lá no rc.conf, porém se não estou engano a linha e alterada para funcionar no rc.conf, se for verdade quais alterações tenho que fazer ?

Em 28/02/07, Bruno Henrique de Oliveira<[hidden email]> escreveu:
> [...]
>
> O comando fornecido pelo Eduardo funciona, porém percebi que apartir da criação, no caso, da interface trunk0 o acesso via SSH fica desabilitado para o IP externo válido. Realmente o acesso via SSH e perdido ou tenho que colocar alguma configuração no firewall por exemplo para liberar esse acesso.

A interface externa não é mais vr*, e sim a trunk*, você deve alterar
as regras de filtro para permitir conexões na nova interface.

> Para que essa linha de configuração seja configurada na inicialização tenho que coloca-lá no rc.conf, porém se não estou engano a linha e alterada para funcionar no rc.conf, se for verdade quais alterações tenho que fazer ?

Você configura via hostname.if.
Não é necessário usar o comando manual.

Dúvidas? man ifconfig, man hostname.if e leia o FAQ.

Grande abraço,

--
Eduardo Alvarenga