Atualização

guimavini
Olá Pessoal,

Como funciona o processo de atualização do OpenBSD?
Suponha que preciso atualizar da versão 3.7 para 3.8, li
algo como usar um cd de boot e coisas do gênero.

Mas e se for uma máquina crítica, tipo um firewall de uma
rede com muito tráfego?

Agradeço a ajuda - Vinicius

Re: Atualização

Manuel Pata
<http://www.openbsd.org/faq/upgrade38.html>
Se for uma máquina muito crítica, arranje um setup igual ou
semelhante e faça o upgrade várias vezes e veja o que pode correr
mal, depois é só aplicar os conhecimentos na máquina de produção.

"Upgrading without install media
This is not the recommended process. Use the install media method if
at all possible!
Sometimes, one needs to do an upgrade of a machine when one can't
easily use the normal upgrade process. One can usually do this by
carefully following a process similar to a source-based upgrade:"

On Feb 23, 2006, at 2:37 AM, Vinicius Guimarães wrote:

> [...]
> algo como usar um cd de boot e coisas do gênero.
>
> Mas e se for uma máquina crítica, tipo um firewall de uma

Manuel Pata
pata (ate) alface (dote) de

Re: Atualização

Rui Reis
On Wed, 22 Feb 2006 23:37:47 -0300
"Vinicius Guimarães" <[hidden email]> wrote:

> Olá Pessoal,
>
> Como funciona o processo de atualização do OpenBSD?
> Suponha que preciso atualizar da versão 3.7 para 3.8, li
> algo como usar um cd de boot e coisas do gênero.

A maioria dos conceitos encontras aqui:
http://www.openbsd-pt.com/?q=node/view/11

Cheers,
Rui Reis

> Mas e se for uma máquina crítica, tipo um firewall de uma
> rede com muito tráfego?
>

> Agradeço a ajuda - Vinicius

Re: Atualização

guimavini
Olá Pessoal,

Ainda acho que falta uma maneira para prática de atualizar o openbsd,
como por exemplo o apt do debian.

Aqui na minha universidade vamos configurar o firewall do campus em
uma máquina bem parruda que compraram. Eu gostaria de colocar o
openbsd, mas acho que vai ser linux mesmo.

Se o processo de atualização não for prático, o administrador( funcionário
do pólo computacional) não vai atualizar a máquina.

Abraços - Vinicius

Em 23/02/06, Manuel Pata<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> easily use the normal upgrade process. One can usually do this by
> carefully following a process similar to a source-based upgrade:"

Re: Atualização

Rui Reis
On Thu, 23 Feb 2006 10:18:56 -0300
> [...]

> Se o processo de atualização não for prático, o administrador( funcionário
> do pólo computacional) não vai atualizar a máquina.

Bom, na minha opinião o sistema de actualização do OpenBSD é bastante
prático. Usa o "pkg_add -r", não é o apt... mas também não toma decisões
dúbias pelo utilizador como o apt...

Cheers,
Rui Reis

> Abraços - Vinicius

Re: Atualização

Joao Barros
On 2/23/06, Vinicius Guimarães <[hidden email]> wrote:
> [...]
> uma máquina bem parruda que compraram. Eu gostaria de colocar o
> openbsd, mas acho que vai ser linux mesmo.

Se nao forem fazer protocol inspection (Linux + IPTables) ou correr
IDS (Linux ou OpenBSD) nao vejo qual a necessidade de uma "máquina bem
parruda" para fazer de firewall.

> Se o processo de atualização não for prático, o administrador( funcionário
> do pólo computacional) não vai atualizar a máquina.

Não vai actualizar a máquina?

O Administrador tem de garantir:
- Qualidade de serviço ao cliente (pessoal no campus)
mas ao mesmo tempo:
- Minimizar o esforço de administração.

Se ele deixa a qualidade de serviço degradar-se(1) basicamente deixa
de ser administrador.

Penso que com OpenBSD nao fica mal servido. Também com Debian nao
ficaria. Pior seria RedHat...

(1) a máquina foi hackada por ex e o campus ficou sem acesso à net.

--
Joao Barros

Re: Atualização

Nuno Morgadinho-3
On Wed, 2006-02-22 at 23:37 -0300, Vinicius Guimarães wrote:
> Como funciona o processo de atualização do OpenBSD?

Há documentação a explicar isto, porque não ir lê-la? Com certeza que
ficas melhor esclarecido do que se algum de nós tentar explicar o
processo num mail.

> Mas e se for uma máquina crítica, tipo um firewall de uma
> rede com muito tráfego?

Em relação aos pacotes, podes usar o pkg_add(1) para update de pacotes
binários automaticamente, sem necessidade de rebootar.

Em relação ao sistema base, aplicas os patches ao código-fonte do que
for preciso (e.g. ls.c <- ficheiro código do ls) e recompilas o binário.

Em relação ao kernel, não há nenhum sistema operativo que eu conheça que
suporte o update do kernel sem rebootar a máquina.

Nuno

Re: Atualização

Joao Barros
On 2/23/06, Nuno Morgadinho <[hidden email]> wrote:

> Há documentação a explicar isto, porque não ir lê-la? Com certeza que
> ficas melhor esclarecido do que se algum de nós tentar explicar o
> processo num mail.

Usas CARP e passa a ser redundante :-D

> Em relação ao kernel, não há nenhum sistema operativo que eu conheça que
> suporte o update do kernel sem rebootar a máquina.
>
> Nuno

Windows já pemite hotpatching. ;)

--
Joao Barros

Re: Atualização

Nuno Morgadinho-3
On Thu, 2006-02-23 at 10:18 -0300, Vinicius Guimarães wrote:
> Ainda acho que falta uma maneira para prática de atualizar o openbsd,
> como por exemplo o apt do debian.

Por favor não fales do que não sabes. Ainda agora estavas a perguntar
como funcionava o processo e 2 minutos depois já estás a concluir se o
processo é prático ou não? Eu há vários anos que uso OpenBSD e Debian em
várias máquinas de testes e produção e da minha experiência em ambos os
sistemas o processo de actualização é bem fácil e prático. O que posso
apontar no Debian é por vezes algumas decisões dúbias (como o rui disse)
que o gerenciador de pacotes toma pelo utilizador. O que posso apontar
no OpenBSD é que provavelmente não precisarás de fazer updates à máquina
durante muitos anos a fio.

> Se o processo de atualização não for prático, o administrador( funcionário
> do pólo computacional) não vai atualizar a máquina.

Com OpenBSD, ele provavelmente não o precisará de fazer. As máquinas com
OpenBSD são conhecidas por não precisarem de updates críticos durante
longos períodos de tempo (nenhum bug crítico exploitavel remotamente há
mais de 8 anos).

De qualquer maneira, boa sorte na vossa configuração.
Nuno

Re: Atualização

Luís Bruno-2
Vinicius Guimarães wrote:
> Se o processo de atualização não for prático, o administrador(
> funcionário
> do pólo computacional) não vai atualizar a máquina.

Heh. Já vi atitudes semelhantes, e nunca compreendi essa recusa... No
fim de contas, o funcionário está a ser pago!

Cumprimentos,
--lbruno