Ambiente grafico do Open BSD

Daniel Labbate Wöss
Bom dia a todos :

sou usuario do serviço Bind , PF e FTP no open BSD. Tenho curiosidade de conhecer o modo grafico deste Sistema Operacional. Alguem aqui na lista o ultiliza ?

Re: Ambiente grafico do Open BSD

Enio Marconcini -:- www.Enio.Pro.Br -:-
uma vez eu instalei o OpenBSD e mandei um comando
# startx

e vi como ela, mas somente 1 unica vez, ela simples, e como eu gosto de ambientes simples (como no caso do Linux o FVWM) e curti

On Fri, Jun 6, 2008 at 11:41 AM, Daniel Labbate Wöss <[hidden email]> wrote:
Bom dia a todos :

sou usuario do serviço Bind , PF e FTP no open BSD. Tenho curiosidade de conhecer o modo grafico deste Sistema Operacional. Alguem aqui na lista o ultiliza ?

M.I.C.T.M.R.
ENIO RODRIGO MARCONCINI
...: www.santafedosul.sp.gov.br
....................: www.enio.pro.br
......: gtalk: [hidden email]
.......................: skype: eniorm
Linux User................. #433647

Re: Ambiente grafico do Open BSD

Daniel Labbate Wöss
Amigos,

Primeiramente  baixei a árvore de ports no ftp :

# cd /usr
# ftp ftp://ftp.openbsd.org/pub/OpenBSD/4.3/ports.tar.gz
# tar zxvf ports.tar.gz

Depois fui até a  pasta do port escolhido e instalei o Gnome:

# cd /usr/ports/x11/gnome
# make; make install; make clean

Depois que executei o comando acima ele está há 3 dias baixando arquivos por ftp e instalando(e ainda nao acabou).
Muito estranho, nunca vi tanta demora. Há algo errado ?
(OBS.: Computador K6 2 - 500 Mhz  256 Mb RAM)

Abs,

Daniel .

On Sun, Jun 8, 2008 at 6:59 PM, Caim <[hidden email]> wrote:
[...]

A instalação terminou.
Fiz as alterações no /etc/X11/xdm/Xsession nesta parte em negrito:

else
   if [ -f "$resources" ]; then
      xrdb -undef -load "$resources"
   fi
/usr/local/bin/gnome-session
# fvwm;
# xterm&
fi
do_exit

e, também no :  rc.conf. Alterei a linha com xdm_flags=NO, para xdm_flags=""

Quando o openbsd sobe e vai entrar no modo grafico o monitor "pisca" 3 vezes e volta ao modo texto. Alguém sabe o motivo ?

Abs,
Daniel .

On Sun, Jun 8, 2008 at 8:33 PM, Caim <[hidden email]> wrote:
[...]

ninguem faz idéia do que seja este problema ? Pode ser driver da placa de video ?

Abs,

Daniel .

2008/6/10 Daniel Labbate Wöss <[hidden email]>:
[...]

ruifilipe.reis
A modificação do rc.conf está correcta se pretenderes arrancar
directamente para o modo gráfico... no entanto deduzo que depois de
voltar ao modo texto como referes... e após fazeres login e executares
"startx" continuas sem X, certo?

Se sim, tens de configurar o X primeiro, man Xorg... Xorg -configure
is your friend.
Se não, tens que arrancar o teu gnome usando o ficheiro ~/.xsession
(no caso de estares a usar o xdm) ou ~/.xinitrc (se não estiveres a
usar o xdm). Não deves editar directamente o /etc/X11/xdm/Xsession,
este só será usado se não tiveres um .xsession.

cheers,
rui

2008/6/11 Daniel Labbate Wöss <[hidden email]>:

> [...]
>
> Quando o openbsd sobe e vai entrar no modo grafico o monitor "pisca" 3 vezes
> e volta ao modo texto. Alguém sabe o motivo ?

na minha resposta inicial tens duas opções, funciona/não funciona,
agora é só escolher a que mais se adequa ;)

2008/6/11 Daniel Labbate Wöss <[hidden email]>:

> Rui,
>
> na outra vez que subi um open bsd 4.2 em outra maquina executei o comando
> startx e ele abriu o modo grafico(aquela bem basico com um relogio grande no
> canto da tela).
> Desta vez subi um open 4.3 ( não é a mesma maquina que havia instalado o
> 4.2) e quando executo o comando startx ele pisca a tela e dá o seguinte erro
> [...]

Dei uma olhada no Xorg mas nao entendi o que precisa ser feito. Vou ver se encontro mais detalhes na Internet.

Obrigado Rui,

> [...]

> 4.2) e quando executo o comando startx ele pisca a tela e dá o seguinte erro

não procures na internet... procura na fonte oficial, é a melhor que
podes encontrar e tem todas as respostas que procuras:
http://openbsd.org/faq/faq11.html

> [...]

2008/6/11 Daniel Labbate Wöss <[hidden email]>:

> Dei uma olhada no Xorg mas nao entendi o que precisa ser feito. Vou ver se

Paulo de Tarso Andrade Aukar
O servidor gráfico do OpenBSD é o xorg, que dá suporte para vários gerenciadores de desktop (kde, gnome, xfce) e windowmanagers (evilwm, windowmaker, blackbox, fluxbox, etc.)

Paulo