ALTQ

Antonio Carlos Braga Machado-2
Olá Lista,

Gostaria de fazer uma pergunta aqui pra saber se os milhares de testes
que eu fiz realmente não há solução.

Eu quero fazer um controle de banda em um pequeno provedor a radio.

Minha idéia é a seguinte:

Grupo1: 256Kb
Nesse grupo quero pendurar uma galera que irá consumir no máximo 256Kb,
tipo:
user1: 64Kb
user2: 64Kb
user3: 128Kb (aqui já chegou no limite do link Grupo1 caso todos estejam
utilizando ao mesmto tempo)
user4: 64Kb
user5: 64Kb

Ou seja user1 tem banda fixa de 64Kb mas se todos tiverem utilizando
quero não ultrapassar o limite do grupo1, ou seja , todos perderiam um
pouco do link para manter os 256Kb do grupo.

Alguém tem alguma idéia ?

Desde já agradeço,

Antonio.

Re: ALTQ

Antonio Carlos Braga Machado-2
Depois de fazer um milhão e 1 em teste consegui achar o que eu queria
usando o altq com hfsc.

# FILAS - CONTROLE DE BANDA

altq on $int_if hfsc bandwidth 100Mb queue { dn_def, dn_res }
queue dn_def bandwidth 10Mb hfsc(default)

queue dn_res bandwidth 10Mb hfsc( upperlimit 256Kb ) { dn_1 dn_2 dn_3
dn_4 dn_5 }      # --> aqui eu defini um valor bem alto para o pf não
ficar enchendo saco dizendo que a subfila está maior que a fila pai, mas
entre parênteses eu defini um upperlimit de 256Kb, então as filhas
respeitam o pai.

queue dn_1 bandwidth 64Kb hfsc (upperlimit 64Kb)
queue dn_2 bandwidth 64Kb hfsc (upperlimit 64Kb)
queue dn_3 bandwidth 128Kb hfsc (upperlimit 128Kb)
queue dn_4 bandwidth 64Kb hfsc (upperlimit 64Kb)
queue dn_5 bandwidth 64Kb hfsc (upperlimit 64Kb)
Quantas filas filhas eu colocar vai respeitar a pai com upperlimit
256Kb.

Att,

ANtonio.

Em Qua, 2007-08-01 às 13:27 -0300, Antonio Carlos Braga Machado
escreveu:

> [...]
> quero não ultrapassar o limite do grupo1, ou seja , todos perderiam um
> pouco do link para manter os 256Kb do grupo.

MRTG- tráfego total na interface

Antonio Carlos Braga Machado-2
Olá a todos da lista,

Venho batalhando na migração de meu servidor de controle de banda em
linux htb, ao qual possuo um monitoramento de banda por cada ip e
tráfego total na interface sem usar snmp.

Bom já migrei basicamente o principal, meus scripts, interface php para
o controle hfsc e roda perfeitamente.
Já arrumei uma forma de monitorar o tráfego por ip com a ferramenta ipfm
que gera log de banda por ip.
Mas ainda não descobri como monitorar o tráfego total da interface local
e a interface da internet.
No linux eu pegava esses dados por um script simples awk
em /proc/net/dev.

Alguém já tem alguma coisa pronta ou idéia de como eu possa fazer isso ?

Desde já agradeço.

Antonio.

Re: MRTG- tráfego total na interface

João Salvatti
netstat -i -b

Ibytes: bytes que entraram
Obytes: bytes que sairam

desde que sua máquina foi ligada!

Sds.

On 8/8/07, Antonio Carlos Braga Machado <[hidden email]> wrote:

> [...]
> em /proc/net/dev.
>
> Alguém já tem alguma coisa pronta ou idéia de como eu possa fazer isso ?

João Salvatti
Undergraduating in Computer Science
Federal University of Para - UFPA
web: http://www.openbsd-pa.org
e-mail: [hidden email]

Re: MRTG- tráfego total na interface

Antonio Carlos Braga Machado-2
João,

Obrigado, era justamente o que eu precisava.

Att,

Antonio.